segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Restaurante Raful: cozinha árabe

Graças a uma dica da minha amiga Jana, viciei no restaurante Raful, que, pra mim, é o melhor restaurante árabe de São Paulo. Esqueçam os eleitos melhores do ano, os guias de revistas conhecidas ou as dicas de lugares "top" da cidade. O Raful é parada obrigatória para quem decide enfrentar a loucura da Rua 25 de março. No meio daquela multidão toda, é a certeza de comida boa e barata.


Já perdi as contas de quantas vezes estive lá e nunca enjoo. Não suporto ir à 25 de março, mas quando recebo visitas ela acaba sendo parada obrigatória. Então, para compensar, volto ao meu árabe preferido.

É verdade que o restaurante está sempre cheio, mas nem por isso perde pontos no meu ranking. Você escolhe se servir nos balcões ou nas mesas, sendo que nessas é possível optar pelo rodízio ou pelo serviço à la carte. Mesmo para quem opta pelos pratos à la carte, as delícias vão sendo servidas ao tempo todo, por garçons que circulam entre as mesas. É impossível não salivar com as bandejas lotadas de quibes, esfihas e outros petiscos, todos quentinhos e preparados na hora.

Eu, particularmente, sou fã do arroz marroquino e preciso me controlar para não pedir toda vez a mesma coisa. Minha amiga Aline e eu experimentamos da primeira vez em que fomos lá e sempre rola um bis.



Mas o que é imperdível é a esfiha folhada de carne, também dica da minha amiga Jana. Nunca tinha provado nada igual!



E o quibe? Divino! Sou suspeita, já que desde pequena sempre fui fã dessa iguaria. Acho que era o salgado que eu mais consumia nas festinhas de aniversário. O do Raful é bem crocante, mas é sequinho e não fica escorrendo óleo.


A melhor parte é quando você abre o quibe e o recheio desmancha que é uma beleza. Impossível não querer repetir!


 E aos carnívoros de plantão, não pode faltar a famosa kafta:



Para finalizar, uma parte que não me interessou tanto (apesar de eu ser alucinada por sobremesas): os doces árabes. Eles simplesmente não me enchem os olhos.

Os vários doces ficam expostos no balcão, e, apesar da variedade de formatos, praticamente todos são feitos com nozes, o que me desestimula. Da última vez em que estive lá, aconteceu uma situação muito engraçada: pedi  à atendente que me explicasse a diferença entre os doces e ela me respondeu apenas que era "tudo nozes". Apontei um ou outro e ela continuou dizendo: "é tudo nozes". Me segurei para não gargalhar na hora (contando não parece engraçado, eu sei), mas diante da minha insistência ela apontou alguns que eram exceção: alguns são de pistache ou amêndoas, mas 90% "é tudo nozes".





Como sou formiguinha, escolhi dois doces, um para mim e outro para minha amiga Sandra, que me acompanhava na orgia gastronômica: um de nozes e outro de pistache. Achei ambos bem sem graça e a calda que eles colocam em cima (que é opcional) é extremamente açucarada e enjoativa. 


Em resumo: doces árabes não enchem meus olhos, mas para quem gosta de nozes acredito que os do Raful sejam excelentes.

Em 2010, o Raful abriu uma filial na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, quase na esquina da Avenida Paulista. Como eu odeio ir até a 25 de março, estive lá uma vez para matar a vontade de comer o arroz marroquino, mas me frustrei. Não que a comida seja ruim, mas a do original é muito mais gostosa. Pode ser preconceito, mas nunca acho que as filiais atinjam a qualidade originária.

Então, quem for nas redondezas da 25 de março e não estiver a fim de enfrentar as filas para comprar sanduíche de mortadela do Mercado Municipal na hora do almoço, a dica é o Raful. A satisfação é garantida.

4 comentários:

  1. Deu vontade de está na 25 de março agora, mais precisamente no Raful. Bela dica, Jujuba!

    ResponderExcluir
  2. Tá incluído no próximo roteiro. Gostei. Bjo Ju.

    ResponderExcluir
  3. Ói eu citada aíiiii!!! Morro de saudades do arroz marroquino. Tô salivando e esperando ansiosamente por dezembro. TEM QUE ir no Raful. :) <3

    ResponderExcluir
  4. Péssimo o atendimento no Restaurante RAFUL do Mercadão, sentamos hoje 08/12 e esperamos por quase 30 min alguém de boa vontade vir nos atender ...mas foi sem sucesso. E o restaurante nem estava tão cheio assim ! Perderam uma família de clientes de muitos anos !

    ResponderExcluir