terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Praça Benedito Calixto

Eu confesso que até pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar da Praça Benedito Calixto. A primeira vez em que estive lá foi por indicação da minha amiga Izabel, mas cheguei bem tarde e já não encontrei nada interessante. Ainda bem que eu tentei conhecer de novo porque é um ótimo lugar para ir aos sábados, por alguns motivos que eu vou contar a vocês no post de hoje.

O primeiro, e talvez, o mais famoso deles, é a feirinha de antiguidades. Muita gente vai à Praça para comprar ou, pelo menos, dar uma conferida nas coisas antigas. Tem de tudo! Desde moedas, selos e LPs  antigos até bonecos e maçanetas. Confesso que nada disso me interessa, mas gosto não se discute.








Quem não curte antiguidades mas gosta de artesanato e afins, também há opções de bolsas, sapatos, quadros e outras "quinquilharias" de vários tipos. Há um casal de senhores muito simpáticos que vendem calçados. Conheci ambos na feira da Praça da República, que acontece aos domingos, e voltei na barraca deles para trocar o tamanho dos sapatos que comprei para a minha avó. Comprei um par para mim também. SUPER confortáveis.




Bem no meio da Praça, há a parte "gastronômica", com o famoso pastel (quer coisa mais paulista do que isso?), sucos, culinárias baiana e portuguesa e doces dos mais variados. Quem quer uma opção saudável só  vai encontrá-la em uma barraca, que vende sucos naturais e salgados integrais. De resto, tem que abstrair as calorias.


O típico pastel paulistano, que vai muito bem com caldo de cana

Barraca de culinária portuguesa

Doces e mais doces

Acarajé e outras delícias da culinária baiana
Ainda para quem quer fazer compras, ao redor da praça tem diversas lojinhas com apetrechos para casa, roupas, sapatos, ímãs divertidos, azulejos personalizados, dentre outras coisas. 

Azulejos divertidos
O Empório Carol Martini é voltado para decoração, mas o Espaço Carol Martini tem itens de vestuário. Foi onde comprei minha nova sapatilha (em São Paulo, chamam de "rasteirinha") por R$ 79. Confesso que fiquei confusa com tanta coisa que tinha pra ver e voltarei lá com mais calma para conseguir bisbilhotar tudo. Vocês podem ver tudo no site Carol Martini

Um lugar que eu também adorei foi o Mercado Pop, que fica em frente à praça, na Rua Teodoro Sampaio. São várias lojinhas (se não me engano, apenas femininas) que vendem roupas diferentes das que se vê por aí em shoppings. Comprei dois vestidos na Bandaid Rosa por cerca de R$ 100 cada e só não comprei mais porque estava com pressa.

Se nada disso for do seu agrado, ainda tem um último motivo para visitar a Praça: ver gente e beber nos bares/restaurantes ao redor. Em alguns momentos, eu me sentia em uma "balada" mesmo, de tanta gente nas calçadas. E o público é bem variado. Tem muita gente "alternativa", mas também pessoas, digamos, "normais".

Saldo da minha visita à Benedito Calixto: um ímã de geladeira do Peanuts, uma sapatilha preta, dois vestidos, um chaveiro e um body do SuperMan pra dar de presente a um baby que está chegando. Imagine se eu tivesse paciência para compras ou se não estivesse MUITO quente? Seria um estrago no orçamento.

2 comentários:

  1. Ju, acho que não acontece todos os sábados, né? Você sabe qual é a frequência?

    ResponderExcluir
  2. Acontece todo sábado, sim. Não sei dizer o horário exato, mas sei que começa de manhã e fica o dia inteiro. Cheguei lá por volta das 14h, saí às 17h, e a feirinha ainda estava acontecendo.

    ResponderExcluir