domingo, 11 de janeiro de 2015

Exposições "O Mundo segundo Mafalda" e "Ron Mueck"

O passeio cultural de ontem à tarde rendeu visita a três lugares muito bacanas em São Paulo: Praça das Artes, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca. Sobre o Museu eu já escrevi aqui, então vamos focar nos demais.

O Mundo Segundo Mafalda

Para quem é fã da menininha questionadora criada pelo argentino Quino, o passeio é imperdível, mas vale a pena até para quem nunca ouviu falar dela.

O bacana é que a Praça das Artes é um espaço aberto. Então, não é preciso pegar fila, ter ingresso em mãos ou passar por catracas. Todo mundo vai chegando e entrando, sem uma ordem cronológica de visitação ou algo parecido.


Dá para "perder" umas horinhas lá. Eu, particularmente, adoro a Mafalda. Cheguei a gargalhar com algumas tirinhas que estão em exposição.




Há um espaço dedicado às crianças, com aventais, carimbos e lápis de cor, para que elas desenhem e pintem os personagens. Aproveitando a onda das selfies, há também alguns espaços dedicados a fotos.

Painel montado com flores de pano, que representa o amor da Mafalda pela primavera

A mostra interativa foi pensada para as crianças, como uma forma de incentivá-las a questionar o que está ao seu redor, mas garanto que os adultos também vão curtir.

O Mundo Segundo Mafalda
Praça das Artes, na Avenida São João, 281 - Centro - São Paulo
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Entrada grátis
De 17 de dezembro até 28 de fevereiro de 2015
Todos os dias, das 9h às 20h

Ron Mueck na Pinacoteca

Vale a pena conferir essa exposição, que é uma das mais visitadas da capital, mas é preciso possuir um estoque de paciência. Geralmente, as filas são grandes, o que pode render uma espera de uma hora ou mais (nós ficamos na fila por cerca de 40 minutos).

Um outro detalhe: muita gente vai lá só para tirar fotos. Então, é preciso respirar fundo para não se irritar enquanto você disputa espaço com os braços e as câmeras. Imagine 50 pessoas, cada uma com seu celular, fazendo um book de cada obra? Pois é. Infelizmente, em tempos de redes sociais, a grande maioria não está preocupada em observar os detalhes a olho nu.

São apenas 7 esculturas hiper-realistas, mas os detalhes de cada uma delas impressionam. Pelos, veias, unhas e rugas: tudo é minuciosamente reproduzido nas obras. Por isso, se os celulares  alheios permitirem, vale a pena se dedicar a analisá-las por um tempinho. 

Casal debaixo do guarda-sol, 2013

Ao final do passeio, é possível assistir ao documentário "Still life: Ron Mueck at work" (Natureza Morta: Ron Mueck no Trabalho), um vídeo de 52 minutos que mostra o artista trabalhando nas obras. 

Além dessa exposição, é possível conferir outras do acervo da Pinacoteca, que está localizada num espaço muito bonito. Estive lá algumas vezes e não me canso. 




A Pinacoteca fica ao lado do Museu da Língua Portuguesa e bem pertinho da famosa José Paulino. Então, quem quiser aproveitar o passeio de sábado para arriscar encontrar uma fila menor, eu recomendo ir no final da tarde, quando a visitação fica mais tranquila.

Ron Mueck na Pinacoteca
Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 2, Bom Retiro - Centro
Estação Luz (Metrô - Linha 1 Azul)
Estação Luz (CPTM - Linha 7 Rubi)
De 20/11 a 22/02
Terças, Quartas, Sextas, Sábados e Domingos das 10h às 17h30
Quintas das 10h às 22h
R$ 6. Entrada gratuita às quintas, após as 17h, e aos sábados, durante todo o dia.

2 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog. Sou goiana e moro aqui a cinco anos. E vivo turistando em SP.
    Me identifiquei muito com o post sobre amar São Paulo, eu tbm amo. Moro perto do trabalho, nao pego transito. E amo as milhares de opções de passeios que a cidade proporciona. Tb visitei a Mafalda e Ron Mueck...
    Estou pensando em criar um blog tb pra registrar meus passeios e acabei achando o seu. Parabéns muito legal.
    Beijos Celina @arantescelina (instagram)

    ResponderExcluir
  2. Vale uma visita rapidinha, de fim de semana mesmo, só pra curtir esse pedacinho de São Paulo. Que post delicioso, xará :)

    ResponderExcluir