segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Baiana por engano

Sempre me perguntam: "Como uma baiana pode gostar tanto de São Paulo?". Minha resposta sempre é: "Nasci na Bahia por engano".
E é essa a minha impressão mesmo. Não vou dizer que odeio a Bahia e que acho Salvador uma terra horrorosa. Longe de mim! É só uma questão de gosto, de identificação. Morei em Salvador durante 11 anos e nunca amei, de verdade, aquela cidade. Era como se eu estivesse fora do meu habitat natural, do lugar a que pertenço.
Com exceção da minha (recente) paixão por Carnaval, não combino com Salvador, o calor, a praia, a cervejinha gelada, o mar. Me diziam que eu sentiria falta disso tudo a partir do momento em que estivesse longe. Passados sete meses, continuo dizendo: não, não sinto falta.
Em São Paulo, eu me sinto em casa. É como se eu tivesse vivido aqui a minha vida inteira. Gosto do clima mais frio (apesar de estar MUITO quente ultimamente), do ritmo, das mil opções disponíveis e, quem sabe, até da correria.
A maior reclamação de quem vive aqui é o trânsito. Bom, eu moro ao lado do trabalho, onde eu chego, a pé, em 3 minutos. Portanto, acho que não tenho motivos para odiar engarrafamentos. Optei por não ter carro aqui e, até agora, não sinto a menor falta. Me viro muito bem com ônibus e metrô (salve o Google Maps!) e, quando preciso sair à noite, pego um táxi. Mais cômodo, impossível.
Diante disso tudo, como reclamar? Como achar ruim a vida que levo?
Sim, sou baiana e não renego as minha origens. Mas não tem jeito: meu coração é paulistano.


2 comentários:

  1. Caramba Ju, seu post retrata exatamente o que sinto por São Paulo. Como sabe sou paulistano mas fui criado em Salvador e acredito que tenha nascido em São Paulo por engano! rs.Sou Baiano de corpo, alma e coração! Apesar de gostar de São Paulo e as opções que ela oferece me sinto realmente em casa em Salvador. Mas enfim, fico feliz em saber que você esta feliz e, certamente, utilizarei seu blog em minhas idas à São Paulo. beijão e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Jui, adorei seu post! Você é ótima! =)
    Tinha muito preconceito com São Paulo pelas coisas que via na televisão, mas desde que comecei a vir com frequência (para visitar Gustavo) e a morar na cidade, a admiro sem fim. Ela me encanta. Como já te disse, fico impressionada como uma cidade tão grande como essa tem suas coisas funcionantes. Metrô? Adoro!!! Vou de uma ponta a outra rapidinho e sem trânsito. Uso carro, mas adoro um metrô. Também não tenho do que me queixar de trânsito, pois onde costumo ir de carro, faço caminhos totalmente livres.
    Infelizmente, ainda usufruo muito pouco da sua diversidade cultural e gastronômica, mas só de saber que ela existe, me faz sorrir por esta cidade.
    E a Avenida Paulista? Quando tenho horário livre antes da pós, deixo de pegar metrô para atravessá-la de uma extremidade à outra só para curtir um pouco do clima da cidade, sabe!? Acho uma delícia, fico viajando...
    São Paulo não me permite sentir tanta falta de Salvador, apenas gostaria de, de vez em quando, poder admirar uma orla marítima, dar um mergulho no mar ou comer um caranguejo. (Rs) Visitá-la com frequência me satisfaz. Falando em praia, não deixe de ir conhecer o litoral do estado. Fui apenas à Camburi, mas adorei. Lugar lindo e que me lembrou muito Itacaré, acredite se quiser. Não vejo a hora de voltar lá.
    Bom, essa é um pouco da minha impressão de São Paulo e espero que ela só nos faça muito bem sempre. =)
    Beijos

    ResponderExcluir