segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sala São Paulo


No site da Cidade de São Paulo, um dos 30 programas imperdíveis recomendados é assistir a um concerto na Sala São Paulo. Confesso que nunca fui uma legítima apreciadora de ópera, música clássica e afins, apesar de ter tocado piano dos 10 aos 14 anos. Então, não posso dizer que já tinha lido a respeito da Sala, mas como boa turista, decidi fazer mais essa descoberta.
Visitei o site algumas vezes para ter informações sobre a visita monitorada porque sempre que eu definia uma data, descobria, por algum motivo, que não era possível. Até que troquei e-mails e agendei a visita para o último sábado.
O primeiro obstáculo era a localização. A Praça Júlio Prestes fica no centro de São Paulo, numa área mais conhecida como a Cracolândia. Detalhe: eu não sabia disso até chegar lá e me deparar com dezenas de pessoas completamente à margem da sociedade. Apesar do susto (e do medo) inicial, não passei por nenhuma situação de perigo. Há policiamento na região e é visível que os usuários de drogas vivem num mundo à parte – alguns deles estavam dançando, sozinhos, sem que houvesse qualquer música de fundo.
Chegando à Sala São Paulo com certa antecedência, sentei em um dos banquinhos da área externa para aguardar a visita monitorada, que precisa ser agendada e, aos sábados e domingos, é gratuita.
O grupo era pequeno (cerca de 10 pessoas) e foi recebido pela Gabriela, que nos guiou durante cerca de 1 hora. E foi aí que eu, mais uma vez, me senti uma pessoa ignorante e desinformada. Gabriela nos deu diversas informações históricas e políticas e eu de nada me lembrava, apesar de ter tido acesso a tudo isso na época do colégio.
Enfim, a Sala São Paulo é diferente de tudo que eu já vi. Como eu preferi não pesquisar muito antes de visitar, acho que me surpreendi mais, porque não tinha noção de como a Sala é ou funciona. Foi uma grata surpresa.
Imagino que para quem aprecie a música clássica, seja ainda mais atraente fazer esse tipo de programa turístico. O legal é que os ingressos para os concertos têm preços dos mais variados (a partir de R$ 26) e é possível assistir a um deles, de graça, nos domingos de manhã – os ingressos são limitados e distribuídos na segunda-feira anterior.
Mais uma opção bacana e diferente para curtir na “Terra da Garoa” – onde, por sinal, não chove há mais de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário